Teste: Tecnologias Nvidia Maxwell – DSR, VXGI e MFAA (GTX 970 PT-BR) CC – Peperaio Hardware
Articles,  Blog

Teste: Tecnologias Nvidia Maxwell – DSR, VXGI e MFAA (GTX 970 PT-BR) CC – Peperaio Hardware


E ai pessoal, tudo bem com vocês? sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal PeperaioHardware. Sou o Lucas Peperaio, e no vídeo de hoje nós vamos fazer alguns testes com os novos recursos que acompanharam o lançamento das placas GTX 980 e 970, a série GTX 900 Maxwell. Então nós vamos testar o DSR, o VXGI e o MFAA, através de exemplos práticos que eu rodei aqui na minha GTX 970. Então vamos lá com os testes. Em primeiro lugar, aqui no canal eu já tenho um estudo mais aprofundado sobre a arquitetura Maxwell e suas novas tecnologias, vou deixar um link na descrição caso queiram acompanhar. O primeiro teste será do novo modo de Anti Aliasing, o Multi-Frame Sampled Anti Aliasing (MFAA). A idéia dele é bem simples: Oferecer a qualidade visual do MSAA, porém com um menor impacto na performance. Você pode ter por exemplo a qualidade visual do MSAA4X com o custo de performance do MSAA2X. E assim por diante, veja a tabela a seguir: MSAA2x com MFAA=”MFAA4x” Basta ativar o MFAA no driver da Nvidia, iniciar um jogo compatível com o MFAA e ativar o MSAA2x ou superior. A lista de jogos compatíveis está no artigo completo no site Peperaio Hardware, e o link também esta descrição. Temos então os dois testes lado a lado, MSAA4x e MSAA2x com MFAA ativo. Podemos notar dois pontos interessantes
aqui, visualmente falando nós temos a mesma qualidade de imagem em ambos os testes, e no teste do MSAA2x com MFAA, temos mais performance. Portanto nesse exemplo, temos a qualidade visual do MSAA4x com o custo de performance do MSAA2x. No teste do MFAA. A segunda tecnologia que eu vou testar é a Dynamic Super Resolution, ou simplesmente DSR. Com esta tecnologia, podemos ter a qualidade da resolução 4k mesmo em monitores FULL HD. Basta ativá-la no driver da Nvidia, escolhendo as resoluções que você quer disponível. Para a resolução 4k, marque 4.00x. Logo abaixo você pode escolher o nível de suavidade. Números altos significam uma sensação
de desfoque nos pixels, e números baixos significam mais
serrilhados. o padrão é 33%. Após isso, ao entrar no jogo, você terá disponível as resoluções que escolheu no driver. vale lembrar que ao ativar por exemplo a
resolução 4k, a GPU irá renderizar o jogo nesta resolução, e será feito o downsampling automático para a resolução nativa do monitor. Portanto teremos uma maior qualidade, porém, com o mesmo custo de performance da resolução renderizada, nesse exemplo, 4k. Temos duas imagens, a primeira em Full HD e MSAA2x, e a segunda em Ultra HD (4k) com SMAA. Observe que certos detalhes da imagem ficam mais nítidos em 4k, como a arma e a mão do personagem. E claro, a performance em 4k é menor, além do uso de memória de vídeo maior, já que estamos renderizando as imagens em uma resolução bem mais alta. O DSR também está disponível para as gerações anteriores Kepler e Fermi. A última tecnologia que eu vou testar neste vídeo é a Voxel Global Illumination, ou simplesmente VXGI. Basicamente, é um novo motor de iluminação global em tempo real, que já é frequentemente utilizada na indústria do cinema para produção de cenas em computação gráfica. Com este novo motor, os desenvolvedores poderão criar cenas mais realistas, onde a luz, contraste e as sombras interagem realisticamente no ambiente do jogo. Para o teste, eu usei o programa de demonstração Apollo 11, fornecido gratuitamente pela Nvidia para testes com a iluminação global de voxel. Veja alguns trechos da demonstração e a aplicação do VXGI em tempo real. Então é isso gente, espero que vocês tenham gostado deste vídeo, caso queira, curta o vídeo e compartilhe com seus amigos. E não se esqueça de inscrever-se no canal para não perder as novidades. Nós temos também duas fanpages no facebook; Então é isso gente, grande abraço, e até mais! Estes são os 4 últimos vídeos do canal. Clique para assistir. Abraço galera xD

39 Comments

  • Diego Velazquez

    Após analisar as imagens com cautela achei que o mfaa fica no mesmo nível sim porém achei que o msaa4x deu um desfoque um pouco maior na imagem em relação ao mfaa mas aí acho que vai de gosto

  • Denilson Santos

    Olá Lucas, adquiri recentemente um gtx 970 e ainda estou aguardando chegar. Gostaria de saber se o problema da vram afeta realmente a performance do jogos quando ultrapassa os 3,5 gb. Seria interessante tb você poder postar os videos com intervalos menores. Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho 

  • Rafael Olimpio

    Olá @PeperaioHardwareBR , essas tecnologias novas são sim um espetáculo a parte da Nvidia mas mo momento muitas pessoas estão reclamando que quando faz a ativação das mesmas nos games, eles começam a ter quedas muito bruscas de fps e travamentos e isso em todas as placas da geração maxwell… O pessoal da chipart fez um vídeo demonstrando realmente o acontecido em uma gtx960 no game dying light. E aliás está acontecendo comigo tbm com a minha 970. Gostaria de saber de vc o que acha sobre isto é se puder fazer um teste com a 980 nessas condições seria uma boa. Obrigado.

  • marcus vinicius Biondi

    Otimo video lucas!! vc deveria fazer um video como configurar o painel da nvidia para as series 900. tenho uma duvida, minha casa tem aterramento e minha fonte tem PFC ativo, eu devo usar um CAMPLER?……já q um estabilizador não serve para fontes com PFC ativo!!

    Minha configuraçao:

    i5 4690
    SSD Kingston 60gX2 em raid0
    2 HD de 1t cada
    Asus z97m plus
    2X4 Corsair vengence 1600
    GTX 970 PNY modelo referencia
    Fonte corsair 850W 80 plus gold
    hidro coller H100i corsair
    Gabinete corsair

    O que vc acha?

  • marcus vinicius Biondi

    Minha configuraçao:

    i5 4690
    SSD Kingston 60gX2 em raid0
    2 HD de 1t cada
    Asus z97m plus
    2X4 Corsair vengence 1600
    GTX 970 PNY modelo referencia
    Fonte corsair 850W 80 plus gold
    hidro coller H100i corsair
    Gabinete corsair

    O que vc acha?

  • RULEX [̲̅N̲̅][̲̅G̲̅][̲̅Я̲̅]

    Excelente. gracias por la información yo con serie 7 no sabia eso del DSR ni enterado que estaba habilitado para ellas también. Se agradece Saludos de Uruguay =)

  • Victor

    Boa Peperaio!! acompanho seu canal desde o estudo sobre as fontes de alimentação, eficiência, 80 plus etc…etc… e o canal vem melhorando cada vez mais!! Parabéns cara, continue assim que tenho certeza que vai conseguir muitos mais inscritos e consequentemente melhorar cada vez mais!! abraços. =)

  • junio silva

    IAE blz irmão achei na net esse video www.youtube.com/watch?v=m-aWsu3EAvA  não sei se vc conhece os cara e se seria legal vc deixa algum comentario sobre esse video se for possivel  bom se não, seria bom da mesma forma gosto de deixa comentarios a que porque vc respeita todos sendo escrito ou não abraço e valeu irmão

  • Marcus Roberto Santos

    lucas bom dia com seu enorme conhecimento em info
    o que vc acha dessa Placa Mãe Msi Xpower Z97 Ac.
    pretendo investir em overclocking. poxa assistindo seus videos fico meio instigado em subir os numeros
    valeu abração

  • Velhinho Gamer

    Nvidia e sensacional, nada contra a amd muito pelo contrario tem que existir concorrencia, mais a amd pode até lançar a r9 390x com um ganho de 15% a 20% a mais de performance que estão prometendo que a Gtx980, mais por toda a tecnologia da Nvidia me faz ainda querer Nvidia… excelente video Lucas !!

  • Velhinho Gamer

    chegou a minha segunda G1 gaming hoje, cara sensacional o desempenho, fiz os testes no dsr para 4k meu monitor e um benq 120hz e eu consegui ter um desempenho lindo com configuraçoes maximas na maioria dos jogos e sem gagueira, vale o investimento, quem esta esperando uma gtx 990 ou 980 ti que vai custar mais de 3,5 mil vale apena tentar o sli de 970 g1 que tera desempenho igual ou superior.

  • Carlos Oliveira

    Diferente da maioria das análises por aí, as suas transparecem um conhecimento e estudo absurdo do assunto. Parabéns por mais um ótimo vídeo!

  • Adriano Andrade

    Tenho uma duvida! (fora do assunto passado no vídeo).
    Recentemente adquiri uma gtx 760, usei durante 2 mês, agora começou a dar problema, sempre que vou iniciar um jogo, ou até mesmo no meio da jogatina, o PC reinicia e não liga mais, somente após 40 minutos à 1 hora.
    Já fiz teste de temperatura e estão normais, já testei todos os componentes separados e estão funcionando perfeitamente.
    Obs:. quando o PC reinicia, se eu trocar a fonte, ele liga normalmente.
    Possível problema: Fonte pode não estar passando energia suficiente (defeito na fonte). Ou placa de vídeo com problema. 
    A duvida é o seguinte:  
    Caso eu tente rodar o FurMark, ele pode desligar o PC, assim nunca vou saber se é defeito na placa ou na fonte. Como posso identificar esse problema sem multímetro ou placa de vídeo nova.  

  • Psyborg

    Parabéns pelos ótimos videos Lucas, gostaria de saber se o MFAA também funciona junto com o SSAA e outros tipos de AA? se tiver testado me fala ae bro, vlw, abç.

  • Rosario Yoshida

    Muito bom o video!
    Só um complemento. O MFAA até o momento (versão 347.52) não está disponível quando o SLI está ativado.
    Lucas você sabe dizer se o MFAA é possível com SLI?

    Abraços

  • P R

    Lucas no meu Driver da nvidia não aparece a opção pra ligar MFAA. Estou com o driver 347.88 e uso duas 970 HOF.Como faço pra essa opção aparecer??

  • Ebrom Haran

    Muito bom o vídeo Peperaio! Não entendi o VXGI, isto já vem habilitado na placa de vídeo e o jogo tem que ser compatível (selecionar nas configs e tals)??? Não encontrei isso no gerenciador do driver de vídeo da gtx980.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *